“Eu tenho um vizinho sabe tudo sobre vinhos. Eu só conheço dois tipos de vinho: tinto e branco. Mas meu vizinho só conhece dois tipos de países – industriais e `em desenvolvimento´ – e eu conheço 200”.
Esse é o argumento central de uma palestra do Prof. Hans Holding, catedrático de Saúde Internacional no Karolinska Institutet (Suécia), disponibilizada no YouTube e recomendada por Shane Richmond, em seu Blog no Telegraph.
A tese de Hosling é de que a divisão entre países “industriais” e “em desenvolvimento” é irremediavelmente simplista e que “um mundo único”, com padrões consistentes de saúde, riqueza e desenvolvimento é possível. Direitos Humanos e Cultura, são os dois elementos que ocupam o centro do processo que pode levar a “um só mundo”.
Vale a pena ver o vídeo pelas polêmicas idéias veiculadas, mas vale também pelo fato de que a apresentação foi feita utilizando um software chamado Trendalyzer, desenvolvido pela fundação filantrópica criada por Hosling (Gapminder). O software é uma espécie de super PowerPoint, permitindo que Hosling brinque visualmente com dados estatísticos em séries temporais. O professor faz isso com uma boa dose de humor, algumas vezes descrevendo as mudanças das variáveis, como se estivesse transmitindo uma corrida de cavalos. O final da palestra é absolutamente inesperado.
O software foi recentemente adquirido pelo Google.

marcos palacios