Como nós, jornalistas, pesquisadores e os mais diversos profissionais estamos sempre viajando, achei que este texto pode ser bastante útil,principalmente para os brasileiros. O site Popular Mechanics fez uma pesquisa que pode servir como dica para quem utiliza o transporte aéreo.
A pesquisa avaliou os últimos 20 acidentes em vôos comerciais nos Estados Unidos, em que houve vítimas fatais e sobreviventes. Depois de várias semanas de análise, os dados indicam que é mais seguro viajar no fundo do avião. Segundo o texto, na parte traseira da aeronave, o passageiro tem uma chance 40% maior de sobreviver, caso aconteça uma tragédia, do que aqueles que viajam próximo à cabine. Foram feitas duas análises: na primeira, fizeram uma análise por assentos; e na outra, eles dividiram o avião em quatro partes. Dos 20 acidentes avaliados, os passageiros traseiros foram favorecidos em 11 vôos; por outro lado, em apenas cinco deles, as pessoas que ocupavam os primeiros assentos tiveram algum tipo de vantagem.
O texto é finalizando com um conselho para os leitores, que, creio eu, não serve para nós brasileiros: “So when the ‘experts’ tell you it doesn’t matter where you sit, have a chuckle and head for the back of the plane. And once your seatbelt is firmly fastened, relax: There’s been just one fatal jet crash in the U.S. in the last five-plus years.”
Via Eduardo Collado.
Alberto Marques
Deixe uma resposta