The Editors Weblog publica uma boa resenha de Les Nouvelles Censures, livro de Paul Moreira, sobre a informação na sociedade contemporânea.
A tese central de Moreira é que “um dos mitos mais poderosos de nossa era é o de que vivemos numa Idade da Informação. De fato, vivemos uma Idade da Mídia, na qual a informação é repetitiva, “segura” e limitada por fronteiras invisíveis”.
A base da tese de Moreira é o seguinte paradoxo: numa sociedade aparentemente – e de fato – mais e mais transparente, as formas de censura e controle da informação estão se tornando cada vez mais sutís e mecânicas. Numa era na qual a censura crúa não é mais possível (ao menos em algumas democracias), mais e mais recursos estão sendo colocados no controle não daquilo que as pessoas ouvem ou veem, mas em como eles reagem a isso.
Não parece nada muito novo? Bem, o esforço de Moreira é no sentido de criar uma tipologia dessas formas de controle e manipulação e dos filtros usados para “desinformar”.
Mas será que a Web 2.0, os blogs e o jornalismo cidadão não conseguirão produzir luz, apesar dos filtros que estão sendo usados para manipular e manietar a informação? Moreira responde com cautela: “Será sempre uma luta dialética”…
Vale a pena ler a resenha e buscar acesso ao texto completo que na Amazon francesa custa 18 euros.
Paul Moreira é português e atualmente vive e trabalha na França.

marcos palacios