Reagindo à recente mudança de parâmetros para auscultação de audiência online, realizada pela Nielsen/NetRatings, Robert Niles faz uma observação muto relevante:”A composição da audiência é, e sempre será, a métrica de importância primária para anunciantes”.

A idéia de “tempo gasto em site” nem sempre reflete de maneira acurada seu valor para um anunciante.
Ou seja: saiba antes quem vai acessar sua publicidade. O resto vem depois. Continua sendo difícil vender gelo para esquimós.
De que vale os usuários gastarem horas em um site, se eles não estão interessados no aqui está sendo anunciado? – pergunta Niles.
Além disso, diferentes anunciantes estão interessados em diferentes composições de audiência. Para um anunciante em um jornal local, a penetração local é o critério de composição mais relevante. De que adianta ele tentar vender, por exemplo, os peixes de uma peixaria local que está a milhares de quilômetros da residência do visitante ao site?
Por outro lado, sites que se dirigem para nichos de interesse, não estão particularmente preocupados com a localização geográfica da audiência. Pode-se vender um jogo de computador, por exemplo, para visitantes de qualquer lugar do mundo, desde que eles tenham o perfil correto para se interessar por esse produto.
Assim, em primeiro lugar os sites têm que mostrar que tipo de audiência estão atingindo, para só então haver alguma validade em termos de diferenciações de “tempo gasto” por usuário no site.
marcos palacios