A criação do serviço de ombudsman parece ter motivado uma ligeira disputa entre os portais IG e o UOL acerca do pioneirismo da idéia. O blog do ombudsman do IG, Mario Vitor Santos, já está no ar e no seu primeiro post intitulado “Entre a ética e a concorrência“, o jornalista é categórico: “Este blog do ombudsman do iG nasce em meio à polêmica. A divulgação da notícia de que o iG decidiu lançar o serviço de ombudsman levou o UOL a anunciar um movimento idêntico. O iG então agora lança imediatamente o blog do seu ombudsman, que já vinha sendo preparado desde 26 de maio, quando a criação do serviço de ombudsman foi aprovada e eu mesmo fui apresentado em reunião da direção do portal”.
O UOL anunciou a criação do seu serviço de ombudsman no dia 12 de junho. A jornalista Tereza Rangel, que estava à frente da área noticiosa do portal, assumirá a função no dia 2 de julho.
A criação do serviço de ombudsman digital tem a intenção de oferecer um melhor produto aos usuários, abrindo-lhes um canal que funcione de forma transparente e que de fato possa atender aos seus requerimentos.
Ramón Salaverría elogia a iniciativa brasileira e diz que é uma idéia que os editores de cibermeios de todo o mundo deveriam tomar nota e recomenda aos espanhóis que importem o exemplo.

Suzana Barbosa