O editor Tim O´Reilly, no O´Reilly Radar, produziu uma análise do impacto da disponibilização gratuita de livros sobre a venda de cópias impressas de um livro.
Ele analisa o caso do livro Asterisk: The Future of Telephony, de Leif Madsen, Jared Smith, e Jim Van Meggelen, que foi lançado sob uma licença Creative Commons e está disponível para download gratuito em cinco sites.
Os resultados: mais de 180 mil cópias foram baixadas de apenas um dos sites e, no entanto, o livro já vendeu mais de 19 mil cópias impressas, num período de um ano e meio, o que Tim O´Reilly considera excelente para um livro técnico.
É claro que sempre é possível argumentar-se que o livro venderia ainda mais, se não estivesse disponível para downloads gratuitos, mas O´Reilly contra-argumenta mostrando que a performance de Asterisk é muito melhor do que a de outros livros semelhantes, no mesmo período.
Um dos problemas, no entanto, é que como se pode ver no gráfico acima, só existem dados sobre downloads seis meses após o lançamento da edição impressa, apesar de que o livro estivesse disponível desde o lançamento para download livre. As quedas de vendas coincidem com o pico de downloads, mas O´Reilly não vê aí uma correlação direta, pois para ele o padrão de vendas, ao longo do eixo do tempo, é consistente com a média para publicações desse tipo.
marcos palacios