Mais uma parceria foi fechada para aumentar a certificação e credibilidade das informações publicadas no Currículo Lattes.
A novidade foi o contrato firmado entre o CNPq e a International Digital Object Identifier Foundation para implantar o Sistema Digital Object Identifier (DOI) na Plataforma Lattes.
O DOI é um identificador de objetos de propriedade intelectual. Ou seja, ele provê meios para a identificação unívoca de objetos da rede digital, seus dados básicos e sua fonte de origem. Atualmente, sua aplicação está associada à identificação de artigos nas principais revistas científicas.
Para o CNPq, o Sistema DOI foi inserido no Currículo Lattes apenas para fins de certificação, mas já possui 34.923 objetos registrados na base da Plataforma. A sua utilização proporciona também o acesso integral do artigo publicado pelos pesquisadores, além de trazer maior confiabilidade à informação cadastrada.
A partir de setembro, com o contrato firmado, os novos recursos permitirão o preenchimento automático das publicações científicas simplesmente a partir doDOI da publicação, que é um registro já adotado praticamente por todas as revistas.
A digitação pelo pesquisador do DOI do artigo permitirá à Lattes acessar a base de dados da DOI Foundation, preenchendo, automaticamente, o título, o ano, o volume, fascículo, páginas da publicação e o nome do primeiro autor(apenas).
A International DOI Foudantion, que mantém o Sistema, é localizada no ReinoUnido e possui mais de 28 milhões de DOIs registrados.
Informação recebida via Biblioteca Central da UFBA.

marcos palacios