Roy Greenslade, no Greenslade, comenta hoje sobre um caso bem sucedido de monitoramento de mídia, levado a cabo por blogs britânicos que repercutiram e criticaram a informação veiculada no final de semana pelo Sunday Herald, de Glasgow, segundo a qual o Google estaria fazendo “acordos secretos” com empresas britânicas de mídia, para veiculação de seus conteúdos no Google News.
Vários blogs comentaram o assunto, que poderia sinalizar uma mudança de postura do Google quanto às suas práticas de uso de material jornalístico disponível online. Mas os comentaristas chamaram atenção para os termos vagos utilizados na notícia publicada no Sunday Herald, com expressões do tipo “fala-se que”, “não foi ainda confirmado que grupos foram contatados”, “há um entendimento de que”, etc
A partir de tais reservas, a informação começou ser checada, chegando-se à conclusão que nada daquilo tinha fundamento sólido. E não tinha mesmo, como foi confirmado por declarações de um porta-voz do Google.
Um caso recente para ser citado quando nos pedem exemplos de como os blogs podem, afinal, ter efeitos concretos sobre a mídia tradicional.
marcos palacios