Um grupo de cientistas de uma pequena empresa de Minnesota (Estados Unidos) vem estudando há dez anos a nossa habilidade de ler e concluiu que o foco natural para nossos olhos, no ato de leitura, é circular. O problema é que, ao ler, estamos também mandando para o cérebo informações supérfluas, localizadas na linha de cima e na linha de baixo do texto. Cada vez que lemos um bloco de texto, obrigamos nosso cérebro a uma batalha sub-consciente, para filtrar e descartar o que é “ruído”.
Com base nessas constatações, os pesquisadores criaram um software (Live Ink) que transforma o texto em blocos num formato mais “natural” e “assimilável” pelo olho humano, causando menos congestionamento de informação supérflua no cérebro e, pelo menos tese, facilitando a leitura, melhorando a compressão e a velocidade de assimilação. No site do Live Ink há um demo do produto e um artigo sobre as bases teóricas de sua construção.
Os dois textos abaixo, são exemplos de “antes” e “depois” com o uso do software. Clique aqui para ampliar a imagem e ler os textos.
Funciona?
Via Venture Beat
marcos palacios
Deixe uma resposta