Gerson Luiz Martins, presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) , deu uma entrevista ao e-Fenaj, onde tece consideração sobre a formação do jornalista no Brasil.
O Prof. Martins faz uma clara defesa do diploma de curso superior como requisito para o exercício da profissão:
“Somente com uma informação jornalística de qualidade, ou seja, que os profissionais sejam preparados na educação superior em jornalismo é que teremos uma verdadeira democratização da comunicação e que “voz” e “letra” seja disponibilizada para todos. Não há liberdade de imprensa e liberdade de expressão quando a produção da informação está comprometida, em todos os aspectos, sem uma adequada qualificação dos autores, produtores e consumidores.”
(…) A produção jornalística requer pesquisa, investigação, apuração, edição do material. Não é simplesmente sentar frente ao computador e digitar as idéias!
Por outro lado, o presidente do FNPJ criticou a proliferação de cursos de jornalismo, especialmente em instituições privadas, com queda da qualidade de ensino:
“A proliferação de cursos de jornalismo é uma realidade, infelizmente. Contudo o quadro começa a mudar. Temos conhecimento que alguns cursos de Jornalismo foram fechados e outros estão ameaçados. Isso se deve exatamente a proliferação e, decisivamente, a falta de demanda para os cursos. Nenhuma instituição privada de ensino pode suportar os altos custos para manter cursos deficitários.”
marcos palacios