Circulam, na Internet e imprensa, notícias falsas sobre Universidade Federal da Bahia (UFBA). Numa contribuição para esclarecer os fatos, reproduzimos nota do Gabinete do Reitor:

O Gabinete da Reitoria informa à Comunidade Universitária, que são falsas, fraudulentas, difamatórias e caluniosas as notícias amplamente divulgadas na rede eletrônica, como a intitulada: Tsunami/Pânico na UFBA (Espalhe essa notícia). Com data suposta de 14/04/07, essa matéria relata episódios de assaltos e agressões como se tivessem recentemente acontecido nos campi de Ondina e do Canela. Trata-se de criminosa manipulação de notícia veiculada na Tarde On-line de 04 de abril de 2004.
Igualmente fraudulenta é a notícia de ter havido estupro nas dependências do Instituto de Ciências da Saúde, recentemente divulgada com destaque em Jornal local. A Direção do Instituto de Ciências da Saúde – ICS testemunha que em setembro de 2006, uma estudante de Odontologia relatou ter sido surpreendida com a presença um estranho em atitude suspeita num dos banheiros femininos. A estudante, embora instada pela Direção, recusou-se a prestar queixa, o que inviabilizou os procedimentos junto à autoridade policial.
Ao esclarecer à Comunidade Universitária da existência desses graves fatos, criminosamente forjados, visando a atingir a imagem de uma Instituição Pública Federal, provocadores de um clima de insegurança e terrorismo nos campi da UFBA, o Gabinete repudia, com veemência, esta prática, e adverte os seus autores detratores, difamadores, caluniadores, que, identificados, responderão pelos atos praticados contra a UFBA e sua comunidade de docentes, funcionários e estudantes.

Salvador, 04 de maio de 2007.
Aurélio Gonçalves de Lacerda
Chefe de Gabinete