Miríam Martinez, no Periodista Informal, faz comentários sobre a pergunta de Nacho de la Fuente, no blog Huella Digital, que posta uma foto obtida por ele ao passar por um acidente em uma rótula e pergunta se isso é jornalismo ou testemunho.
É evidente que não basta ter uma câmera no celular para fazer de qualquer cidadão um jornalista. A simples imagem do carro acidentado, sem qualquer informação adicional (onde ocorreu? a que horas? quantos estavam no veículo? houve feridos? o autor da foto presenciou o acidente ou tirou a fotos muito depois do ocorrido?, etc) ou contextualização é justamente um exemplo do que não é jornalismo, cidadão ou de qualquer outra espécie. E não obstante, pode ser um elemento de testemunho, incorporado a um produto jornalístico. Cidadão, ou não.
marcos palacios
08/05/2007 at 21:46
Hola me ha producido mucha satisfacción que hagáis referencia al artículo de reflexión sobre qué no es Periodismo Ciudadano. Lo cierto es que hay que reflexionar mucho sobre el concepto porque aún hay mucha confusión, todo es denunciable pero no todo es Periodismo Ciudadano.
Saludos a todos, Miriam Martínez