Um conjunto de normas que visa a estabelecer parâmetros para as postagens em seus blogs passou a vigor no Estadão.
Segundo Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, “a idéia não é limitar a liberdade de interação e de opinião que caracteriza o veículo, e sim construir um ambiente de respeito e de civilidade, para que não haja constrangimento de quem queira participar, ampliando, assim, a quantidade de leitores e enriquecendo e multiplicando os debates”.
Um selo Responsabilidade Online marca a iniciativa. Clicando no selo, o usuário tem acesso às normas de conduta digital do portal.
A decisão de implantar o código, segundo Ricardo Gandour, “reafirma nossa tradição de respeito ao leitor e de valorização do conteúdo de qualidade”.
A inovação vem na esteira da proposta de Tim O´Reilly de criação de um “código de ética para blogs”, que causou polêmica na blogosfera há algumas semanas.
Ao se adiantar na iniciativa, o Estadão poderá se tornar o único jornal brasileiro a ter tal código. Isso já aconteceu antes com respeito à criação da função de onbudsman no Brasil: como A Folha de S. Paulo foi pioneira, outros jornais deixaram de criar o cargo, para não “imitar” o concorrente.

marcos palacios