Com uma premiação no valor de 30 mil dólares, o Governo angolano instituiu um Prêmio Nacional de Jornalismo. O concurso visa “incentivar a criatividade, o mérito, a excelência e a investigação jornalística”, informa o blog Fotojornalismos.

“Falando por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa assinalado a 3 de Maio, o vice-ministro angolano da Comunicação Social, Manuel Miguel de Carvalho, anunciou que o júri do Prêmio de periodicidade anual será integrado pela secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Luísa Rogério, pelo deputado Adelino de Almeida e pelo jornalista e professor universitário Ismael Mateus.

São ainda membros do júri o secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, Adriano Botelho de Vasconcelos, e o director do gabinete de Arquivo e documentação do Ministério da Comunicação social, Hélder Barber. O presidente do júri será escolhido pelos membros durante a sua primeira reunião, segundo ainda Miguel de Carvalho.

O galardão a ser atribuído aos jornalistas da imprensa escrita, da rádio, da televisão e de fotojornalismo estará aberto a todos os profissionais nacionais incluindo os que trabalham no estrangeiro desde que as matérias em concurso tenham sido publicadas no país. Até 2006, apenas a empresa privada Maboque atribuía aos jornalistas um prêmio no valor de 50 mil dólares americanos.”

Alberto Marques