O projeto Rumos Jornalismo Cultural, mantido pelo Itaú Cultural, abriu concursos para promover a reflexão sobre a formação do jornalista de cultura e sobre a prática desse tipo de jornalismo. O programa divide-se em duas categorias: Estudantes de Graduação e Professores de Graduação. Serão distribuídos prêmios em dinheiro, bolsas de estudos, livros, além da divulgação dos produtos selecionados e de seus autores.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
Estudantes:
Para participar, o candidato deve ser maior de 18 anos e cursar o terceiro, quarto ou quinto semestre de jornalismo e/ou comunicação social em estabelecimento brasileiro de ensino superior. A reportagem, referente à editoria de cultura, pode se enquadrar nas seguintes categorias: impresso, vídeoreportagem, radioreportagem ou webreportagem.
Professores de Graduação:
O candidato deve ter pelo menos dois anos de experiência como professor de jornalismo ou comunicação social (não necessariamente da disciplina Jornalismo Cultural) em estabelecimento brasileiro de ensino superior. Serão avaliados textos sobre formação em Jornalismo Cultural (projeto ou case). Vide informações detalhadas no edital disponível no site do Rumos.

marcos palacios