O fenômeno do jornalismo cidadão cresce e tem se consolidado a cada dia que passa. O EL Pais acaba de lançar um espaço cidadão: Yo Periodista. O objetivo é dar aos leitores um espaço para que possam contribuir com informações na edição online do jornal.

Segundo o próprio diário, que criou uma página especialmente para introduzir o serviço, as informações podem ser enviadas pela Internet – a partir de um formulário que permite o envio de textos, fotos, vídeos e demais arquivos – ou via telefone celular.

De acordo com o blog Periodismo Ciudadano, “entre las secciones abiertas figuran: Fotodenuncia, Medio ambiente, Manifestaciones… Los lectores pueden enviar textos, fotografías o vídeos, tanto desde Internet como a través de un mensaje multimedia de móvil al 7750, con la palabra clave PAIS”.

O EL Pais também informa que as notícias devem respeitar normas mínimas de conduta: “Las informaciones tienen que estar redactadas de forma clara y sencilla, y han de ser veraces. No pueden atentar contra el honor de terceras personas. Todos estos requisitos serán vigilados y reforzados por un equipo de periodistas”.

Alberto Marques