Bruce Schneier, um especialista em segurança na web, escreveu um preocupante artigo sobre o novo sistema operacional Vista da Microsoft, denunciando que, para atender aos interesses da indústria cultural, foram incluídos no sistema vários mecanismos de bloqueio de cópias e proteção de direitos autorais, que além de impedir cópias piratas podem causar sérios problemas de funcionamento e segurança.
São aplicativos de Digital Rights Management (DRM) incorporados no Vista que, segundo Schneier, continuamente monitoram sua CPU para determinar “se você está fazendo algo que não deveria estar fazendo” – na opinião da Microsoft, claro – como tentando copiar ilegalmente material protegido por copyright para HDs, DVDs e Blue Rays. Até mesmo a tentativa de copiar uma faixa de um CD adquirido legalmente para produzir um arquivo MP3 para um i-Pod pode ser considerado uma “operação ilegal” pelo sistema.
Algumas vezes a qualidade do material “ilegalmente gravado” (áudio e vídeo) pode ser artificialmente degrada pelo Vista, ou ocorrer um completo bloqueio de output pelo sistema.
Schneier afirma que “ainda não sabemos todos os detalhes e qual o exato alcance dessas medidas de proteção”.
Vale a pena ler.
Via Living Without Microsoft

marcos palacios