Ted Nelson, considerado o inventor do hipertexto, com o seu Projeto Xanadu, nos inícios da década de 1960, deu uma entrevista à revista brasileira Época, em que declarou estar trabalhando em uma nova interface para a Internet. Infelizmente Época ainda é retrograda o bastante para não dar acesso online a seus conteúdos senão a seus assinantes.
Reproduzo alguns trechos da entrevista.
Falando da nova interface na qual está trabalhando, Ted Nelson afirma que “ela será visualmente deslumbrante, totalmente em três dimensões. Em vez de páginas, haverá avenidas de informações nas quais o usuário poderá flutuar entre os conteúdos e ver todas as conexões entre os documentos”.
Para Ted Nelson, “a web é quadrada demais. Não podemos esquecer que Internet e web são coisas diferentes (…) E acho todos os navedaores ruins, ultrapassados e limitados. Passei a década de 90 estudando o que era possível fazer para criar um sistema que substituísse a web e proveitasse todas as possibilidades da Internet. Então, criei esse sistema novo, o Xanadu Spaces, que substitue a web”.
Mas para quando essa maravilha toda? Nelson sai pela tangente e diz que “infelizmente, esse sistema é mais fácil para entender na tela, mas ainda não está totalmente pronto”.

Hunnnn…. Como o Xanadu original nunca se materializou, fica a dúvida: essa “revolução” vai chegar mesmo? Afinal ele vem dizendo essas coisas há mais de cinco anos e até agora, nada.
marcos palacios