Mindy MacAdams, professora do College of Journalism and Communications da Universidade da Flórida, comentou o Sydney Morning Herald (Austrália) como exemplo de jornal que utiliza bem o blog e indicou como prova disso o alto número de comentários e o envolvimento dos leitores com as postagens.
Ela terminou com uma pergunta: “qual é o segredo deles?”

Como quem pergunta acaba encontrando respostas, MacAdams recebeu um e-mail de Kimberley Porteous, o editor de comunidade do Herald, que afirmou que não sabia se tinha algum segredo para compartilhar além de uma agressiva promoção, tanto no site do jornal online, quanto nas páginas da edição impressa do Herald, da boa qualidade de seus blogs. No entanto, mesmo sem segredos, Porteous ofereceu sete pontos de reflexão em torno da questão “como usar bem um blog em um jornal online”?

Realmente, não se trata de um mapa da mina, mas algo próximo a um roteiro de bom senso. No entanto, o uso de blogs no Herald realmente chama a atenção. São 43, divididos em seções (blogs de notícias, entretenimento, tecnologia, viagens etc), a maioria deles atraindo um número invejável de comemntários em seus postings. Apenas para dar um exemplo, o Blog Sam and the City, da jornalista Samantha Brett, e que se define como um “chat about love, sex, romance, flirting, chasing and cheating” recebe entre 200 e 700 comentários em cada uma de suas postagens. Falando sobre sexo é fácil, alguém poderia argumentar, mas comentários na casa das centenas não são raros em muitos deles. Mesmo naqueles que tratam de coisas mais “áridas” como política e tecnologia.
Confiram.

marcos palacios