Uma discussão que vale a pena ser acompanhada está se desenvolvendo em torno da questão levantada por um usuário que pergunta, no OJR Discussion Board, como deve ser ensinado o Jornalismo na Web.
Até o momento cinco respostas de professores e editores de jornais online foram postadas.

Reproduzo abaixo os comentários de Paul Bradshaw da University of Birmingham, Inglaterra:

“Trata-se de uma questão ampla, assim desculpe-me por não cobri-la totalmente.
Um erro que eu considero que muitos professores de Jornalismo Online cometem é ensinar a seus estudantes Dreanweaver e web design. Isso é irrelevante: as redações online geralmente usam Content Management Systems (Sistemas de Gerenciamento de Publicação), portanto é muito mais útil fazer com os estudantes os utilizem. Eu tive a sorte de conseguir que um CMS fosse criado para meus estudantes, mas mesmo serviços como o Blogger e Worpress vão proporcionar uma experiência no uso de CMS, e um pouco de HTML para formatação.

Em segundo lugar, eu penso que a área de educação em jornalismo online, diferentemente de outras áreas jornalísticas, é um espaço onde devemos explorar tanto conceitos quanto habilidades. Eu uso a metade do tempo de meu módulo (de 14 semanas) para que os estudantes explorem conceitos-chaves: como estar online e na Web 2.o modificam a natureza das notícias que consumimos? Como os wikis podem ser melhor utilizados por jornalistas? Que se deve fazer sobre animações? Devem-se usar questionários e enquetes? Blogs e podcasts? Como contar uma história de maneira interativa e envolvendo o usuário? Quando áudio e vídeo são apropriados? Como construir uma comunidade de leitores e qual o papel do jornalista cidadão?
Depois que os estudantes exploraram o gênero, é o momento de se começar com as histórias, e então perguntar que tecnologias são apropriadas para contar uma determinada história, ou como ela pode ser contada de diferente maneiras.
É meu modo de ver.”

marcos palacios