A web semântica ou web 3.0 tem os metadados (dados sobre outros dados) e ontologias como elementos essenciais para fornecer semântica às páginas e recursos da web, permitindo processar e interpretar toneladas de informações. Significa dizer que, na terceira geração da web, os computadores terão capacidade de interpretar dados, simplificando a pesquisa e os serviços para atender às demandas dos usuários. Atualmente, o que se tem são informações `brutas´, sem mecanismos que ajudem a sua interpretação.
Quem explica é a pesquisadora Karin Breitman, doutora em ciência informática e professora do Departamento de Informática da PUC/RJ, assinalando que a web semântica será a “revolução industrial da internet”.
Breitman tem dois livros sobre o assunto (Web semântica: a internet do futuro; e Semantic web: concepts, technologies and applications, este último escrito em parceria com Marco Antonio Casanova e publicado por uma editora inglesa) e é uma das fontes da matéria de capa sobre web 3.0, publicada no suplemento INFOetc (04/12/2006) do jornal O Globo. Para ler a matéria é necessário registro no site, caso você não seja assinante.

Suzana Barbosa