Maxwell McCombs é uma das principais referências quando o assunto é agendamento (agenda-setting). Junto com Donald Shaw, em Chapel Hill, na Carolina do Norte, realizou os primeiros trabalhos quantitativos dessa teoria. Eles cruzaram informações dos candidatos na campanha presidencial dos Estados Unidos, em 1968, com a cobertura midiática e demonstraram como os meios de comunicação influenciam a agenda pública.

Atualmente, professor McCombs ministra aulas na Universidade do Texas, em Austin, e se dedica a estudos das teorias do agendamento e da opinião pública. Ontem, dia 04 de dezembro, ocorreu o encerramento da disciplina “Tendências contemporâneas no jornalismo”, que realizou no semestre do outono deste ano.

O conteúdo e metodologia do curso foram muito interessantes. Professor McCombs promoveu discussões acerca da audiência decrescente dos jornais tradicionais e o conseguente crescimento de leitores on-line entre os adultos jovens nos Estados Unidos. Seu objetivo foi fomentar um grupo de pesquisa, que foi se constituindo a cada semana a partir da leitura, das discussões e das buscas e sistematizações efetuadas.

A bibliografia utilizada foi Online News and the Public, editado por Michael Salwen, Bruce Garrison e Paul Driscoll; Internet Newspapers: The Making of a Mainstream Medium, editado por Xigen Li, e Tuned Out: Why Americans Under 40 Don’t Follow the News, de David Mindich. Livros que discutem como a audiência se modifica e quais motivações, satisfações e outras variáveis explicam o comportamento do leitor on-line. Também apresentou questões específicas a partir das palestras de professores convidados, como a pesquisa de mapeamento do jornalismo on-line no Estados Unidos, realizada pelos professores Mark Tremayne, Rosental Alves e Amy Schmitz Weiss, e a construção filosófica e sociológica do conceito e da teoria da Opinião Pública, pelo professor Esteban Lopez-Escobar, da Universidade de Navarra, Espanha. Bem como discutiu o conceito de Watchdog e Good Neighbor, que problematiza em seus recentes artigos.

Em formato de Feira Científica, os alunos afixaram painéis sobre as pesquisas desenvolvida ao longo do semestre, que teve início em setembro deste ano, e as explicaram para os colegas. Interatividade, uso do e-mail por jornalistas, a formação de redes sociais, vinculações entre informações em jornais on-line e em blogs, o uso de fóruns de discussão na construção da agenda midiática, comparações entre jornais nos Estados Unidos, na Coréia, na China, foram algumas temáticas discutidas nas investigações realizadas. No final do primeiro round, chegaram as pizzas e os cookies para o almoço e a comemoração do término do semestre.

Foi um privilégio acompanhar o trabalho do professor McCombs, que além de ser o teórico que todos conhecemos, possui uma didática exemplar, e uma capacidade metodológica admiráveis.

Carla Schwingel