Inaugurada em 1931, a escultura de 38 m instalada sobre o morro do Corcovado foi criada sob encomenda da Arquidiocese do Rio pelo artista plástico francês Paul Landowski (1875-1961), cujos herdeiros agora brigam para impedir que a obra seja explorada comercialmente sem a sua autorização.

“Não existe nenhum documento que mostre que Paul Landowski tenha cedido os direitos autorais de sua obra a um terceiro”, argumenta Christiane Ramonbordes, superintendente da ADAGP (Société des Auteurs dans les Arts Graphiques, Plastiques, Photographiques), associação francesa que, desde 1953, administra direitos autorais de artistas franceses.

Assim toda e qualquer reprodução comercial do Cristo precisa ser autorizada pela família Landowski, pelo menos até a obra cair em domínio público -70 anos após a morte do escultor, em 1961.

“Antes de qualquer coisa, a estátua é um patrimônio da cidade do Rio, assim como a Torre Eiffel é de Paris e a Estátua da Liberdade é de Nova York”, contrapõe Paulo Bastos, 49, subsecretário de turismo da cidade do RJ. “A população contribuiu na construção da estátua, que até onde sei é de propriedade da Arquidiocese do Rio.”

Paulo Munhoz
via Folha Online