A partir de hoje, quem visitar o site do El País encontrará algumas inovações: novo desenho (na linha do que se vem instituindo como canónico – layout na horizontal, 1024 pixels a três colunas), novo endereço (elpais.com), novos conteúdos (vídeos, comentário às notícias e destaques da blogosfera) e mais informação de acesso gratuito.

Segundo o JW, “para manter os leitores por dentro do conteúdo do jornal, o principal esforço estaria a cargo da seção “Participa“, novo espaço que, de acordo com o veículo, “dá ao internauta plena soberania para opinar, perguntar e debater” e agrega ainda a área “Yo, periodista” (“Eu, jornalista”), onde usuários podem publicar histórias, fotos e reflexões sobre os principais temas da atualidade.” O jornal criou uma página que detalha as mudanças.

Com o modelo antigo, o El País recebeu o prêmio da Society of News Design de jornal digital melhor desenhado do ano 2006 na Espanha e Portugal. A categoria foi de media on-line com mais de 10 milhões de visitas. Será que novos prêmios virão?

Via Jornalismo e Comunicação

Alberto Marques