“As possibilidades permitidas pelos blogs colocam-nos perante um alargamento do espaço público, no âmbito da apresentação de diferentes pontos de vista sobre determinados assuntos. Simultaneamente, a comunicação é feita de forma cada vez mais segmentada e consequentemente fragmentada”.
São estas as teses centrais discutidas e ilustradas por uma profusão de exemplos no livro Blogs e a Fragmentação do Espaço Público, de Catarina Rodrigues, pesquisadora da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal.
Ao longo de cinco capítulos, a autora defende que a fragmentação manifesta-se sobretudo através da publicação individual, possibilitada pelas potencialidades das novas ferramentas comunicacionais. A fragmentação do espaço público, o regresso de uma subjectividade opinativa, a relação entre blogues e jornalismo, a presença destas ferramentas nas mais diversas áreas e a emergência de novas identidades são as principais temáticas abordadas.
Além de recuperar grande parte da bibliografia fundamental sobre o assunto, o livro de Catarina Rodrigues utiliza como referência central a Blogosfera Portuguêsa, mapeando as vozes que se fazem ouvir em cada uma das áreas que estuda, contribuindo para estimular a realização de estudos comparativos, a partir da realidade portuguêsa.
A obra acaba de ser lançada pelo Projeto Livros Labcom da UBI e está disponível para download gratuito em formato pdf. A edição impressa pode ser adquirida por 25 €

marcos palacios