O pesquisador e professor Vitor Belém, pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da UFBA (Poscom/UFBA) e integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), participou nos dias 27 e 28 de novembro do I Congreso Internacional Cómplices de la Comunicación: memes, política y género en el espacio público, organizado pela Universidad Rey Juan Carlos, em Madrid. Totalmente online, o evento reuniu pesquisadoras, docentes, ativistas e profissionais interessados em compreender criticamente as dinâmicas contemporâneas da comunicação digital.
Em sua apresentação, intitulada “De la TV a la Timeline: narrativas audiovisuales y relevancia periodística en tiempos de plataformización”, Vitor Belém discutiu como a produção televisiva tem sido reconfigurada pela lógica das plataformas digitais. O estudo analisou 171 vídeos publicados no perfil da GloboNews no Instagram, observando como os conteúdos derivados da televisão são transformados em recortes curtos, interpretativos e centrados em figuras de mediação — um formato cada vez mais alinhado às dinâmicas de circulação e consumo das redes sociais. O trabalho destaca que a plataformização não apenas altera o estilo narrativo, mas também repercute na construção de relevância jornalística, nos modos de engajamento do público e na relação entre televisão e ambientes digitais.
O I Congreso Internacional Cómplices de la Comunicación integra as ações do projeto de pesquisa “Memes y representaciones de género en la comunicación política española” (MEMEGEN) e se propõe a fomentar um espaço interdisciplinar de reflexão sobre comunicação digital e suas implicações sociais, políticas e culturais. A edição inaugural dedicou atenção especial às interseções entre plataformas digitais, representações de gênero e disputas simbólicas no espaço público, abordando temas como humor viral, discursos breves, novas narrativas audiovisuais, polarização política e circulação de estereótipos.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial: congresocomplices.com.




Deixe uma resposta