Evento marcou o encontro de pesquisadores de diferentes gerações do Grupo de pesquisa em jornalismo on-line (GJOL) 

Na última semana, dos dias 5 a 7 de novembro, pesquisadores do Grupo de Jornalismo On-line (GJOL) estiveram reunidos no 23° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Com o tema “O jornalismo diante das desigualdades e conflitos no Sul Global , o evento foi palco de apresentações de trabalhos, oficinas, prêmio e palestras que destacaram os pesquisadores que fizeram parte do GJOL em seus 30 anos de história. 

Elias Machado

Um dos fundadores do GJOL, o professor Elias Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenou a sessão de trabalhos Jornalismo e Tecnologias II”, no dia três do evento. Machado, que é referência mundial no campo de estudo do jornalismo digital, também fez a apresentação do artigo “Os 50 anos da publicação de An Introduction to Applied Sociology’ e as lições para a pesquisa aplicada em Jornalismo”. O artigo lembra o 50° aniversário da publicação pioneira para a inovação, de autoria de Paul Lazarsfeld, Jeffrey Reitz e Ann Pasanella, olhando com atenção para as contribuições e limitações do manual para os estudos aplicados nas Ciências Sociais. O artigo se encontra na plataforma da SBPJor.  

Eduardo Vasconcelos 

Eduardo Leite Vasconcelos, mestre e doutor pelo GJOL e professor associado a Universidade de Mato Grosso (UFMT), coordenou a sessão de trabalhos “Jornalismo e tecnologias III”. Para além disso, Vasconcelos apresentou o artigo “Imagens jornalisticas geradas por inteligência artificial: análise de manifestos publicados por jornais de referência”, publicado em parceria com a pesquisadora Natália Huf.  

O artigo teve como intenção identificar como veículos jornalísticos de referência têm lidado com o uso de imagens geradas por inteligência artificial a partir de seu posicionamento institucional a respeito da tecnologia. A publicação parte do esforço de ser uma primeira pesquisa mais abrangente, analisando os manifestos publicados por cinco jornais, sendo três brasileiros (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo) e dois estrangeiros (The New York Times e The Guardian), de modo a entender como esta tecnologia tem impactado o jornalismo visual. O artigo pode ser conferido aqui. 

Apresentação de trabalho do Prof. Dr. Eduardo Vasconcelos com a pesquisadora Natália Huf

Adalton dos Anjos  

Adalton dos Anjos Fonseca, mestre e doutor pelo GJOL, professor pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), fez sua apresentação de artigo na temática de inovação. Fonseca expôs aos presentes o artigo “Barreiras para inovação no jornalismo local de Vitória da Conquista”, fruto de um estudo em andamento junto a pesquisadora Carmen Regina Carvalho. 

O estudo qualitativo examina as principais barreiras que impedem o desenvolvimento de inovações no jornalismo local no contexto de Vitória da Conquista, cidade do interior baiano. Os resultados identificam barreiras organizacionais e gerenciais, financeiras, condições laborais, editoriais e de capacidade criativa que atuam como impeditivos de processos inovadores. Confira a pesquisa na platafoma da SBPJor. 

Rodrigo Martins Aragão 

O doutor pelo GJOL, Rodrigo Aragão, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresentou o trabalho “Implicações profissionais da transmidiação do telejornalismo”, na sessão Jornalismo e tecnologias III. O estudo concentra reflexão sobre as implicações profissionais dos processos transmídia no jornalismo de televisão. Traz, ainda, uma discussão com estudos e casos de transformações no jornalismo televisivo resultantes da incorporação de um modelo de produção e distribuição de conteúdo multiplataforma. Para saber mais sobre a pesquisa confira aqui. 

Talyta Louise Singer 

Apresentação da Profa. Dra. Talyta Singer

A doutora pelo GJOL, Talyta Singer, também professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Juazeiro, coordenou a sessão de trabalho “Jornalismo e tecnologias I”, além de apresentar resultados da sua tese de doutorado “A construção narrativa das inovações: uma análise da trajetória dos tablets na Wired”, defendida em 2022.

Singer apresentou ao público presente o artigo “A construção narrativas das inovações: o caso dos tablets” que investiga as publicações da Wired sobre tablets buscando identificar o papel da publicação jornalística como agente de inovação ao criar relatos influentes e institucionalizar fatos que projetaram nesses dispositivos características desejáveis. Saiba mais sobre a pesquisa aqui.  

Victória Dailly Alves Mineiro 

Prêmio da Ms. Victória Dailly

A mestra pelo GJOL, Victória Dailly, esteve presente na cerimônia do Prêmio Adelmo Genro Filho 2025, recebendo a honraria na categoria “Mestrado” pela dissertação “Narrativas modulares e o jornalismo nativo digital dos casos Agência Tatu e O Povo+”, defendida em 2024. O trabalho explora a inovação em produtos do jornalismo digital nordestinos, encontrando as narrativas modulares como uma forma estrutural que possibilita a construção de conteúdos combinatórios e interativos, inerentes à conformação do jornalismo digital contemporâneo. 

Além do prêmio, Dailly fez parte da mesa das pesquisas premiadas e ministrou uma oficina que aborda o tema do jornalismo digital e sua interface com o regional. Sob o tema “Reescrita: Tornando o conteúdo digital sobre ciência mais informativo e inclusivo”, a oficina com duração de duas horas teve uma prática focada em capacitar os participantes a criarem conteúdos jornalísticos que traduzam o tema da ciência e saúde em formatos acessíveis e atraentes para o público, levando em consideração as especificidades culturais e regionais.