Pesquisadores e jornalistas se uniram em torno de uma iniciativa que visa aglutinar as investigações sobre a inovação nos meios de comunicação. A rede internacional chamada InnovaMedia.Net (http://innovamedia.edu.umh.es) é um projeto pioneiro que nasce da necessidade da união de esforços em busca de soluções para os desafios enfrentados pelo jornalismo na atualidade.
Entre os membros brasileiros estão pesquisadores como a coordenadora do GJOL, Suzana Barbosa (UFBA), o fundador do GJOL Elias Machado (UFSC) e Tattiana Teixeira (UFSC). Internacionalmente, outros pesquisadores fazem parte da rede, como o espanhol Ramón Salaverría (Universidad de Navarra), e os alemães Cornelia Wolf e Alexander Godulla (University of Leipzig).
Entre os profissionais, 27 jornalistas de oito países diferentes integram o projeto. Coordenado por Andy Kaltenbrunner, diretor da consultoria de meios austríaca Medienhaus Wien; pelo espanhol José Alberto García Avilés, professor da Universidad Miguel Hernández de Elche; e por Klaus Meier, professor de la Catholic University Eichstaett-Ingolstadt na Alemanha, o InnovaMedia.Net está aberto para incluir novos membros interessados no âmbito da inovação jornalística.
Uma das intenções da rede é permitir um networking ativo entre profissionais e pesquisadores que permita uma troca de ideias, o desenvolvimento de projetos, o fortalecimento dos sistemas de inovação e a mentoria de jovens talentos. Está sendo previsto para março de 2019 a realização de um Simpósio Internacional sobre Inovação Jornalística como uma das atividades do InnovaMedia.
Deixe uma resposta