Conheça a nova seção do WashingtonPost.com: Political Browser que tem como meta publicar o melhor da cobertura política nos EUA, incluindo tanto o seu próprio material editorial quanto o dos concorrentes.
Segundo o editor executivo do WP, Jim Brady, a seção irá permitir que o cibermeio se torne o “front door” da cobertura política. Essa iniciativa de criar seções e/ou canais com linkagem para sites concorrentes é vista como uma tendência. Lauren Drablier, do The Editors Weblog, comenta que o TheNewYorkTimes.com planeja oferecer aos leitores/usuários uma home alternativa com links para web sites concorrentes.
Vale lembrar que o cibermeio espanhol Elmundo.es (e também Elpais.com) há algum tempo oferece a opção de acompanhar a cobertura de determinado assunto em outras webs, inclusive sites em outros idiomas. Citei essa estratégia como um dos exemplos do potencial para o inter-relacionamento e hiperlinkagem na pesquisa que desenvolvi no doutorado e que resultou na tese “Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) – Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos“, orientada por Palacios e defendida em 2007.

Suzana Barbosa