(Foto de G205)McAdams chama atenção para um artigo de Alan Stavitsky, professor de jornalismo na University of Oregon, publicado na revista acadêmica Journalism & Mass Communication Educator (Winter 2007), onde ele discute justamente esse problema e propõe uma solução: criar podcasts que comentem a mastiguem os textos das leituras recomendadas e que sirvam de guia para os estudantes nas leituras.
Stavistky experimentou e gostou. Em seu artigo ele esclarece que os podcasts foram produzidos semanalmente e colocados online em arquivos MP3, com duração de 15 a 28 minutos, fornecendo pistas sobre o que os estudantes deveriam notar ao ler os textos, conectando o texto com outras leituras, explicitando passagens mais complexas, etc. Breves notas escritas eram também colocadas à disposição dos estudantes, como guias para leitura. Com isso, Stavitsky eliminou a chateação de ter que repetir as mesmas coisas básicas sobre cada texto, semestre após semestre, reservando para a sala de aula apenas a discussão de pontos mais específicos.
Um estudante de doutorado acompanhou o experimento durante um semestre e registrou que a resposta dos estudantes foi bastante positiva.
87,6% dos participantes do curso que responderam a seu questionário (209 em 249) afirmaram que ouviram todos os podcasts “pelo menos uma vez”.
Uma sugestão que me ocorre seria, a partir de uma lista de “leituras essenciais”, partir-se para a criação de um “banco de podcasts”, produzidos por diferentes docentes, de várias universidades, utilizando um roteiro comum, para garantir um mínimo de padronização. Agregados em um site único o material poderia ser muito útil…
marcos palacios




04/01/2008 at 12:06
Gostei muito da idéia. Sou professor e penso em aderir à podgogia no próximo semestre.