Há cerca de um mês atrás, fizemos uma postagem no Blog sobre um experimento do The Economist batizado como Red Stripe.
Seis funcionários da empresa haviam sido comissionados para gerar “algo inovativo, baseado na Web e que pudesse ser colocado no mercado”, tendo à sua disposição uma verba inicial de U$100 mil, para gastar como quisessem.
Eles trabalharam durante quatro meses, ouviram vários especialistas, e propuseram o Projeto Lughenjo, cuja idéia seria colocar a serviço de ONGs, organizações filantrópicas e empresários ativos em países em desenvolvimento todo o potencial de inteligência e especialização dos 450 mil economistas, financistas e contabilistas, ligados aos grupos Economist.com e CFO, para solucionar problemas relacionados com negócios e temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social em países periféricos.
O modelo de negócios do novo site foi definido como social business enterprise : um negócio que faz o “bem” e ao mesmo tempo produz lucros.
Agora o The Economist anuncia o fim do projeto, pois não foi possível viabilizá-lo economicamente.
Sue Charman, em seu blog Strange Attractor, comenta o fechamento do Red Stripe, reunindo algumas opiniões circuladas na blogosfera e produzindo sua própria análise, tentando responder à pergunta “O que é inovação?”.
Segundo Charman, que é consultora de software social e se auto-define como “uma das mais conhecidas blogueiras do Reino Unido”, a coisa não é tão simples como parece, e certamente “gerar dinheiro” ou ter “imediata aplicação no mercado” não é um critério único que possa ser usado para julgar inovações.
Além disso, inovações somente costumam ter resultados em “contextos”, ou seja em conjunção com outras inovações e em ambientes favoráveis.
Charman passa então a analisar tópicos como: com que as inovações se parecem; quem inova; cultura da inovação; riscos envolvidos, etc.
E ela conclui:
“Indeed, if you start to “innovate” with the attitude that you want a project that will be a guaranteed success, then you are guaranteeing your own failure. Innovation doesn’t come with guaranteed success – it is experimental by its very nature and some experiments go wrong. You have to, as a business, make peace with the idea that not everything you try will work.”

marcos palacios