Não sou afeito a teorias de conspiração, mas não posso deixar de assinalar uma experiência de busca no Google Imagens que me deixou verdadeiramente surpreso.
Uma pesquisa usando as palavras-chaves: TAM desastres; Congonhas desastres aéreos; Desastres TAM; Congonhas; TAM, não recuperou sequer UMA foto do recente desastre no aeroporto de Congonhas, nas duas primeiras páginas de imagens encontradas.
É possível? Como a chuva de imagens publicadas nos últimos dias em jornais, revistas, blogs, etc, etc? Nenhuma delas foi indexada usando pelo menos UMA dessas palavras-chaves?
Alguém tem uma explicação técnica e “não conspirativa” do funcionamento do algoritmo Google nesta ocasião? Por favor ilumine-me…
Aí acima, uma amostra de imagem “altamente representativa” encontrada na primeira página da busca para a qual utilizei como palavras-chaves: TAM desastres. Verdade mesmo. Quem não acreditar que experimente!
Algo de podre do Reino da DinaGoogle?
marcos palacios
05/08/2007 at 15:19
Yo probé a buscar en castellano las siguientes palabras: “TAM”, “accidente”, “sao paulo”, “pista”, “avion” y “Congonhas” (todas juntas) y me aparecieron dos o tres imágenes microscópicas (thumbnails) del accidente… Buscar para creer.
05/08/2007 at 19:59
marcos e demais,
é, de fato, incrível essa sua constatação e observação. o que tem que nos deixar mais de orelha em pé ainda com esse mega movimento google… que coisa!
abs
nelson pretto
06/08/2007 at 13:24
Marcos,
Sou da parte de pesquisa do http://www.gettyimages.com
Fiz algumas pesquisas do acidente aéreo da TAM em nosso acervo, e encontrei milhares de imagens.
Vá na parte “Editorial” do site, que com certeza teremos.
Se você quiser, poderemos até negociar para uma liberação de imagem em alta resolução.
Dá uma olhada lá e qualquer coisa me avisa!
Abraço,
Felipe
felipe.figueiredo@gettyimages.com.br
06/08/2007 at 13:58
“Desastre” ou “tragédia”?
Para o Google, acredito que foi o segundo. Confirem:
http://images.google.com/images?hl=es&q=tam+tragedia&btnG=B%C3%BAsqueda+de+im%C3%A1genes&gbv=2
A expressao “accidente TAM” tambem traz muitos resultados.
Os mistérios das palavras chaves… 😉
08/08/2007 at 13:17
Conspiração ou não, Lorenzo Vilches também tem seu caso pra contar.
Em abril de 2004 se disseminaram na internet e depois na imprensa e na televisão de todo o mundo as fotos “da ignomínia de Abu Ghraib.”
Vilches toma esse exemplo para questionar os critérios de categorização do que é elencado como resultado das buscas que fazemos na internet – a busca que ele teria feito por essas imagens realizada em dois momentos diferentes teria suprimido exatamente as imagens mais impactantes.
O autor argumenta que por “trás da lista de resultados de cruzamentos combinatórios por efeito de algoritmos” existe uma inegável intencionalidade política e comercial. Um exemplo que uso para esse caso vem do motim francês que aconteceu no final de 2005.
O governo francês utilizou estratégia de controle da web para obter apoio às medidas do Ministro do Interior, Nicolas Sarkozy (que chamou os suburbanos de “escória”).
A estratégia teria sido essa. Um partido da base do governo pagou ao “Google Adword” pelos resultados de busca de determinadas palavras ou termos, redirecionando-os para páginas de apoio à política de Sarkozy. Ou seja, se eu entrasse no google e digitasse a palavra banlieue (subúrbio), as páginas encontradas seriam aquelas onde apareceriam Sarkozy.