A Nielsen/NetRatings, uma das mais importantes empresas de mensuração de trâfego online, está mudando seu padrão básico de medida e passando a dar mais importância e realce ao tempo de permanência nos sites do que ao tradicional “página vistas” (page views).
A Nielsen já levantava o tempo médio das visitas, mas agora passará a fornecer dados mais detalhados sobre esse aspecto das avaliações de trâfego.
O setor publicitário, de modo geral, adota o critério de “page views” como o padrão mais relevante.
Uma das razões para a mudança anunciada pela Nielsen é o crescimento da disponibilização de vídeos e material multimídia, que quando têm seu uso computado em termos de “page views” tendem a distorcer desfavoravelmente os números pois esses recursos exigem alta permanência, porém sem grande navegações e portanto poucas “page views”.
Por outro lado, um site como Google, que tem como meta “dar respostas rápidas” e portanto manter um tempo de permanência pequeno do usuário e um número reduzido de “page views” não se enquadra adequadamente em nenhuma das duas categorias, sendo provavelmente melhor avaliado pelo número de visitantes únicos.
Via NYT

marcos palacios