Visitei o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, logo que foi inaugurado, e devo confessar que fiquei um pouco decepcionado. Com tanto auê em torno do projeto, quando de seu lançamento, criei expectativas altas demais, que não foram totalmente preenchidas pela visita.
Sei que sou minoria nessa avaliação.
Agora que o Museu completa um ano de funcionamento e Clarice Lispector passa a ocupar o lugar de Guimarães Rosa na exposição temporária, tenho que voltar lá para conferir como o espaço evoluiu. Tenho clareza sobre as potencialidades do projeto e sobre a importantíssima iniciativa de sua implantação.
Um dos desdobramentos em curso é a dimensão virtual do museu, através de seu web site. O acervo de textos e recursos pedagógicos interativos disponíveis no site está crescendo, gerando um importante ponto de apoio para o ensino da Língua e da Comunicação, para toda a Comunidade Lusôfona.
Ofereço uma sugestão: na seção Bibliografia, estão listados apenas livros, sem qualquer possibilidade de acesso via web. Que tal, para começar a ampliar o alcance da lista, organizar-se também uma coleção de links para as revistas literárias e acadêmicas lusôfonas online nas áreas de abrangência do Museu? A Ciência também está sendo (e cada vez mais) produzida e difundida na Web.

marcos palacios