O MSNBC renovou sua seção de “conteúdos gerados por usuários”. O espaço agora se denomina First Person. São aceitos todos os formatos: texto, foto e vídeo. O site da MSNBC assinala que sua tradição de uso de material gerado por usuários vem de longa data: seu primeiro experimento com jornalismo cidadão aconteceu em 1996. Material disponibilizado no First Person pode, eventualmente, ser utilizado pela NBC News e programas de TV da MSNBC.
Leiam um trecho da cessão de direitos de copyright: “All materials submitted to MSNBC become the property of MSNBC and will not be returned. Without affecting any of your ownership rights to the Submission, by submitting your Submission, you grant MSNBC an irrevocable royalty-free, worldwide right, in all media (now known or later developed) to use, publish, alter or otherwise exploit your Submission and to sublicense such rights to a licensee at MSNBC’s discretion.”
Considerando-se que a MSNBC é uma empresa multimilionária e lucrativa, sua atitude para com o “material gerado por usuários”, lembrou-me a famosa pichação em um muro de Paris, em 1968:
02/03/2007 at 17:25
Perfeita analogia com a pichação com o muro de Paris. O First Person está vendo o nicho de mercado que surge com a participação do usuário na produção de conteúdo veiculado na Web. O que eu lamento é que a maioria das pessoas não lê a cessão de direitos de copyright. Com isso, elas passam a fornecer material gratuito para uma empresa explorar. Sem falar que; da forma em que o contrato de uso se apresenta, eles poderão alterar até mesmo a idéia original de um texto produzido por um usuário que dispensou do seu tempo para contribuir com a coletividade.