Várias postagens anteriores aqui no Jornalismo & Internet discutiram aspectos relacionados à manipulação digital de imagens, seus usos e abusos no jornalismo. O caso mais recente a ganhar destaque foi o do emagrecimento instântaneo de Katie Couric, a apresentadora da CBS News que perdeu peso com a ajuda do Photoshop. Se no jornalismo os abusos são recorrentes, mas vistos como “desvios”, na publicidade a “regra” é o padrão Photoshop, gerando estereótipos de beleza inatingíveis, que segundo alguns estudiosos vem afetando a auto-estima de adolescentes e contribuindo para gerar problemas como anerexia, bulimia e vigorexia. Na recente campanha eleitoral para o Legislativo, algumas vezes tive dificuldades para reconhecer, nos posters e “santinhos”, algumas pessoas com quem convivo no quotidiano, mas que haviam sido digitalmente transformadas em “Candidato(a)s”…
Um vídeo produzido pela Dove retrata a prática da beleza digitalmente produzida na publicidade.
Vale a pena.
marcos palacios
19/10/2006 at 15:51
Olá Marcos Palacios, gostei muito dos artigos desse blog, em especial aos relacionados a manipulação digital no fotojornalismo pois é um assunto de meu interesse. Estou pesquisando sobre o assunto para um curso que estou fazendo. Gostaria de saber se você sabe ou se tem idéia de onde eu poderia encontrar casos de manipulações digitais ocorridos aqui, na imprensa brasileira. Desde já obrigado
20/10/2006 at 11:13
Prezado Bernardo,
infelizmente nao tenho referencias a indicar. Tenho acompanhado os casos atraves de noticias em blogs e postados os comentarios caso a caso.
saudacoes
marcos palacios
20/10/2006 at 19:12
ok. de todo modo obrigado