Eis a mais nova cartada para impedir o contrabando e a pirataria de filmes em DVD: em breve, serão utilizados chips RFID (identificador por rádio-freqüência) para levantar dados sobre a legitimidade de um disco e controlar melhor seu uso. Os grandes estúdios de cinema poderão implantar em cada um de seus DVDs originais, um pequeno chip passivo controlado por radio-freqüência.

As vantagens são muitas para a indústria: o chip implantado deverá permitir o rastreamento de seu percurso a partir de sua saída da fábrica. Mas é com o usuário final que o chip desenvolve suas maiores funções: o rótulo inteligente será lido por futuros equipados de mesa equipados com um leitor RFID para assegurar, por exemplo, o respeito às zonas de comercialização. A partir de então, todas as outras formas de restrição de uso são possíveis como não permitir cópias “back-up”.

A U-Tech Media, filial da gigante no setor, a Ritek, empenha-se no desenvolvimento dessa tecnologia em colaboração com a empresa IPICO, especializada em RFID. Haverá testes de grande natureza na Austrália enquanto já são fabricados discos para as Warner, Disney e Fox. Os primeiros DVDs “chipados” serão produzidos em Taiwan na fábrica da U-Tech.

A tecnologia marca, contudo, um passo decisivo em matéria de vigilância na utilização: os leitores RFID implantados nos aparelhos de DVD ajudarão as restrições de uso (DRM) pré-existentes. Mas não é tudo, pois o chip da Ritek poderá ser levado aos Blu-ray e HD-DVD, assim como às mídias de música, jogos e “software”. Sendo meramente “hardware”, não necessita de drivers nem aplicativos e portanto, essa proteção será mais difícil burlar do que as baseadas em “software”. Confiante, a Ritek apresenta seu “chip-on-disc” como a ferramenta definitiva para acabar com a pirataria no setor.

______________________________
Fontes: PC INpact e Presence PC.

via: Fórum PCs
Paulo Munhoz