O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) proibiu os atletas que disputarão os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, de atualizar seus blogs, fotologs ou videologs durante o período de realização do evento. Os sites pessoais dos atletas terão de receber uma autorização para entrar ou continuar no ar.

O COB enviou o comunicado em dezembro para confederações brasileiras com uma série de restrições aos atletas e dirigentes do Pan-Americano. “Nenhum atleta e/ou oficial da Delegação Brasileira dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 pode atuar como repórter, produzindo textos ou pesquisas mesmo para fins editorias, enviar periódicos ou diários on-line para sites na web durante o período dos XV Jogos Pan-Americanos”, afirma o comunicado, assinado pelo presidente do COB e do Comitê Organizador do Pan do Rio, Carlos Arthur Nuzman.

As pessoas que fazem parte da delegação também terão de ter muita atenção com os vídeos e fotos que farão durante a competição, já que não é permitido utilizar de forma pública imagens tiradas durante o evento. A entidade acena até com a eliminação do atleta dos jogos em caso de desobediência.

Para mim a grande questão é: será que eles proibirão a entrada dos cidadãos com celulares, filmadoras e máquinas digitais? Não tenho dúvida de que durante os jogos a blogosfera estará fervilhando com fotos, vídeos e textos sobre a competição. O primeiro ponto dos Jogos Pan-Americanos é dos organizadores, a diferença é que não soma, diminui.

Via New Age, new wave.

Alberto Marques