Uma mente consciente não pode ser criada através de softwares

David Gelernter, Professor Titular de Ciências da Computação da Yale University, publicou na Technology Review um longo artigo no qual analisa a possibilidade de construção de uma mente inteligente e consciente através de softwares. Se isso não é possível, por que? Se isso é possível, que espécie de mente seria factível? Uma inteligência inconsciente que parece pensar, mas não tem experiências de vida mental interior? Uma mente plenamente consciente de si própria?
O Professor Gelernter considera altamente improvável, porém não impossível, a construção de uma mente consciente a partir de softwares. Porém ele acrescenta que, caso de isso se torne possível, tal constructo seria praticamente inútil. No entanto, argumenta, uma mente insconsciente certamente pode ser construída e com grandes possibilidades de aplicações práticas.
O artigo é bastante instrutivo quanto ao estado da arte das pesquisas no campo da Inteligência Artificial (AI) e apresenta de maneira accessível as controvérsias em torno da própria definição do que seria uma “mente consciente”.

marcos palacios