Os dados da pesquisa Periodismo constructivo: una respuesta a las razones de los usuarios para evitar las noticias, do espanhol Javier Serrano Puche, apontam duas possíveis causas para esse questionamento: 73% dos entrevistados indicam que a falta de interesse nos acontecimentos contemporâneos está ligada à percepção de que a constante exposição ao fluxo de notícias impacta negativamente as pessoas. E 29% dos usuários alegam desconfiar da veracidade das informações.

O autor da pesquisa analisou um estudo de caso do Digital News Report Espanha 2016 feito com 2.006 usuários. Os participantes responderam um questionário online composto por questões diversas sobre o consumo de notícias, dentre as quais foram selecionadas as relacionadas à frequência e motivações para se evitar consumir notícias em ambiência digital. A partir desse material, foi realizada uma segunda análise alicerçada no conceito de jornalismo construtivo. Nas palavras de Haagerup (2014), a visão construtiva “critica o jornalismo tradicional, onde o mundo só é visto com um olho. Ele não argumenta que é melhor ver com o outro olho. Em vez disso, o bom jornalismo consiste em ver o mundo com os dois olhos”.

Considerando esse referencial teórico, a pesquisa teve dois objetivos: explorar um fenômeno emergente no consumo digital da informação e examinar em que medida o chamado jornalismo construtivo neutraliza as razões que induzem os cidadãos a evitar informações. Tudo isso sem perder de vista o papel central que o jornalismo tem na construção midiática da realidade, por meio da qual as pessoas conhecem em grande parte o mundo ao seu redor (Couldry & Hepp, 2017).

Então, é possível questionar os ideais do jornalismo e reafirmá-los? De acordo com este trabalho de Puche, sim. O cumprimento dos princípios éticos profissionais, destacando o compromisso com a veracidade, são imprescindíveis para reconquistar a confiança do público. Para ele, a credibilidade é a questão-chave para o futuro das instituições jornalísticas, dada a complexidade do ambiente midiático e a evolução dos hábitos de consumo digital.

Referências bibliográficas:

Couldry, N. & Hepp, A. (2017). The Mediated Construction of Reality. Cambridge, UK: Polity. Deuze, M. (2005). What is journalism? Professional identity and ideology of journalists reconsidered. Journalism, 6(4), 442–464. https://doi.org/10.1177/1464884905056815

Haagerup, U. (2014). Constructive News: How to Save the Media and Democracy with Journalism of Tomorrow. New York, NY: InnoVatio Publishing.

Serrano-Puche, J. (2020). Periodismo constructivo: una respuesta a las razones de los usuarios para evitar las noticias. Cuadernos.Info, (46), 153-177. https://doi.org/10.7764/cdi.46.1714