O Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), do PósCom/UFBA,  promove, no dia 09 de julho, 16h, debate com o tema “Dados de Vida e Morte: os Números da Pandemia e a Cobertura Jornalística”, tendo como convidados Alberto Cairo (jornalista e designer, Knight Chair em Jornalismo Visual na Escola de Comunicação da Universidade de Miami), Álvaro Justen (programador e desenvolvedor-chefe do ImpactoJOR, fundador do portal de dados abertos Brasil.IO e professor da Escola de Dados), Amanda Rossi (jornalista freelancer com colaborações na revista Piauí, Le Monde Diplomatique, Editora Abril e MTV Brasil),  e Tattiana Teixeira (professora da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Científico, Infografia e Visualização de Dados). O debate será transmitido ao vivo através da página do GJOL no Facebook, da plataforma Zoom e do YouTube. O acesso a transmissão poderá ser feito pelo Linktree (acesse aqui).

A discussão ainda contará com o depoimento de Juan Torres (Editor de Inovação do Correio, professor da Escola de Dados e membro da Diretoria da Abraji), Thays Lavor (Jornalista free lancer de Fortaleza, membro da Abraji),  Vitor Villar (Jornalista do Correio, Salvador-Ba), e de Yuri Almeida (Jornalista, Mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas pelo PósCom/UFBA, fundador do LabCaos. Trabalha atualmente com inteligência de dados aplicado à comunicação política e à comunicação governamental).

A sessão integra a atividade de extensão GJOLCast. Conversas Digitais, que tem o objetivo de promover diálogos, debates, cursos, oficinas, bem como produzir conteúdos em multiformatos sobre temáticas que estão no arco das pesquisas do grupo e de seus integrantes.

O debate será mediado por Rodrigo Cunha, professor e pesquisador do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade (PPGCOM/UFPE). Cunha também é pesquisador do GJOL. Atualmente, é coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Design da Informação Jornalística (GRID) e estuda temas relacionados ao design editorial, visualização da informação e jornalismo de dados.

A primeira sessão do GJOL Cast. Conversas Digitais ocorreu no dia 26 de junho dentro do Projeto Em Casa Com a FACOM (https://www.facom.ufba.br/portal2017/informes/370/roda-de-conversa-), e abordou o tema Racismo estrutural na cobertura jornalística.

Saiba mais sobre os convidados para o debate Dados de Vida e Morte: os Números da Pandemia e a Cobertura Jornalística

  • Alberto Cairo, jornalista e designer, Knight Chair em Jornalismo Visual na Escola de Comunicação da Universidade de Miami. Diretor do programa de visualização da UM Center for Computational Science. Cairo chefiou equipes de informação gráfica em empresas de comunicação na Espanha e no Brasil;

 

  • Álvaro Justen, programador e professor de programação. Ativista de software livre desde 2004 e fundador do portal de dados abertos acessíveis Brasil.IO. Justen também é Desenvolvedor-chefe do ImpactoJOR e professor da Escola de Dados;

 

  • Amanda Rossi, jornalista freelancer, com colaborações na revista piauí, Le Monde Diplomatique, Editora Abril e MTV Brasil. Rossi já trabalhou na BBC News Brasil, Rede Globo e Estadão. É autora do livro “Moçambique, o Brasil é aqui”, obra finalista do Prêmio Jabuti 2016. Integrou a equipe pioneira do  Estadão Dados e ainda coordenou o projeto de jornalismo cidadão Global Voices;

 

  • Tattiana Teixeira, jornalista e professora do Departamento de Comunicação e Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Teixeira é também pesquisadora do GJOL e coordena o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Científico, Infografia e Visualização de Dados (NUPEJOC). É autora do livro “Infografia e Jornalismo”.