No atual contexto da pandemia de Covid-19, o fotojornalismo, acostumado a sempre retratar a imagem humana para transmitir informação, está agora diante do desafio de retratar o que não se vê a olho nu.

Por um lado, as ruas estão esvaziadas, em virtude do isolamento social, que é a principal medida para a prevenção do novo coronavírus. Por outro, o ambiente doméstico ganhou protagonismo.

Para entender melhor os desafios que têm sido vivenciado atualmente pelo fotojornalismo, o GJOL realizará, no dia 06 de agosto, a 5ª edição do GJOLCast – Conversas Digitais, com a temática “Fotojornalismo e COVID-19: como retratar o invisível?”.

A edição será comandada pelo pesquisador do GJOL e doutorando do Poscóm/UFBA, Eduardo Leite, e contará com a participação da pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Doutora Greice Schneider, do fotojornalista Felipe Iratuã do Jornal A Tarde e da fotógrafa e filmmaker Laís Dantas.

A sessão contará, ainda, com os depoimentos da fotojornalista Amanda Perobelli da agência Reuters Brasil, do fotojornalista Joédson Alves da Agência EFE e do professor Doutor Paulo Munhoz da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A 5ª edição do GJOLCast será transmitida às 16h. Durante o debate, a participação é bem-vinda. Para tanto, envie-nos perguntas e comentários pelo nosso canal do YouTube.