Unir diversão e educação científica. Esse é um dos objetivos do Jogo CoVida, pensado e elaborado para que crianças e pais possam jogar juntos e aprender mais sobre os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus. Disponível para download, o jogo de tabuleiro foi idealizado pela jornalista da Rede CoVida Karina Costa e desenvolvido por Gilson Rabelo, designer gráfico e colaborador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs).

Com participação de membros do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), a Rede CoVida é uma iniciativa conjunta da Fiocruz Bahia e Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais. O GJOL colabora com a produção, seleção e divulgação de evidências científicas sobre a pandemia de Covid-19 entre outras ações. 

Membro do GJOL e mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Alessandra Oliveira, que pesquisa aplicativos de jornalismo para crianças, ressalta a necessidade da informação do público infantil. “Nesse contexto de incertezas para todo mundo, é fundamental que produtores de informação gerem conteúdos qualificados para todos. O que se vê, porém, é uma escassez de iniciativas informativas para o público infantil, deixando uma lacuna no consumo midiático das criançasque pode ser preenchida por desinformação, além de uma possível sensação de insegurança por não entender muito bem o que está acontecendo no mundo.

A pesquisadora acredita que o Jogo Covida é uma iniciativa assertiva. “O jogo usa uma linguagem direcionada às crianças, colocando-as como protagonistas do processo e lhes dando autonomia para brincar com os pais ou outros adultos, mas também entre si, com irmãos ou primos, por exemplo. O acesso ao jogo também é fácil. Caso a pessoa não tenha impressora em casa para imprimir o tabuleiro, é possível jogar no celular ou computador com a versão digitalizada, em PDF, marcando o local de cada jogador de maneira alternativa às regras”, lembra Alessandra.

Iniciativas como o jogo e outras de informação ao público infantil devem ser estimuladas, segundo Alessandra Oliveira. “É claro que o jogo sozinho não é suficiente para informar as crianças sobre os diversos aspectos da pandemia, mas cumpre o papel de explicar os cuidados que devem ser tomados ao sair de casa e pode ser consumido em conjunto com outros textos e brincadeiras direcionados a esse público”, conclui, exemplificando com o trabalho desenvolvido pelo jornal brasileiro Joca.

Para baixar o jogo, basta acessar o link https://covid19br.org/2020/06/06/jogo-educativo-ensina-criancas-a-se-prevenirem-do-novo-coronavirus/