O distanciamento social para conter a disseminação da pandemia da Covid-19 provocou mudanças significativas nos hábitos adotados pelos brasileiros. Evitar noticiários é uma delas, segundo o Estudo Barômetro Covid-19, da Kantar para entender o comportamento e os hábitos do consumidor durante o isolamento. De acordo com a pesquisa, 36% dos entrevistados preferem não acessar informações jornalísticas nesse período.

48% dos participantes afirmaram estar dormindo mais, 44% estão dedicando tempo à leitura e 43% focando no desenvolvimento pessoal o que corrobora a ideia de “ócio criativo”. O conceito proposto na década de 90 pelo sociólogo Domenico de Masi está atualíssimo. A união entre trabalho e lazer (mesmo que forçada) parece se misturar. Veja o quadro abaixo:

Crédito: (Kantar/ Divulgação)

Como os resultados foram obtidos?

  • Mais de 25 mil pessoas foram ouvidas (em 30 regiões);
  • Questionamentos sobre desejos dos brasileiros no pós-pandemia e os hábitos adotados durante a crise nortearam o levantamento;
  • Dados são referentes à última semana do mês de abril de 2020;

A tendência de evitar informações jornalísticas sobre a pandemia foi comprovada por outro estudo, UK Covid-19 newsandinformationproject, realizado pelo Instituto Reuters. No Reino Unido, onde os dados foram coletados, as estatísticas indicam aumento no consumo de notícias sobre a pandemia nos meses de março e abril seguido de forte declínio na busca por esse tipo de conteúdo ao final de maio (Nielsen et al. 2020).

Como os resultados foram obtidos? 

  • Foram entrevistadas 1973 pessoas;
  • 26% das mulheresdizem evitar as notícias sobre COVID-19 e 18% dos homens;
  • 86% dos entrevistados afirmam evitar as notícias sobre o COVID-19 pelo menos parte do tempo;
  • 66% disseram que essas informações afetam negativamente seu humor.

Referências
Nielsen, R. K., Fletcher, R., Newman, N., Brennen, J. S., Howard, P. N. 2020. Navigatingthe ‘Infodemic’: How People in Six Countries Access and Rate News andInformationaboutCoronavirus. Oxford: Reuters Institute for theStudyofJournalism.