Estão abertas as inscrições para a sexta edição presencial do curso “Lei de Acesso à Informação para Jornalistas”. A atividade ocorrerá em duas turmas, nos dias 14 e 15 de setembro de 2018, na Faculdade de Comunicação (FACOM-UFBA). Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM em parceria com a Abraji, o curso gratuito terá 20 vagas reservadas para alunos e professores da Faculdade.

Os estudantes da graduação e da pós-graduação que queiram se candidatar a uma das vagas deverão preencher este formulário on-line até o dia 8 de setembro de 2018. Os coordenadores do GJOL farão uma seleção dos inscritos e divulgarão o resultado até o dia 12 de setembro.

No total, serão 60 vagas divididas em duas turmas, na sexta-feira (14 de setembro, das 14h às 19h) e no sábado (15 de setembro, das 10h às 17h). O público externo, sem vínculo com a Facom, será selecionado pela própria Abraji.

O curso faz parte do projeto que Abraji e Transparência Brasil desenvolvem para fortalecer a Lei de Acesso no país, com financiamento da Fundação Ford. Além dos treinamentos, a iniciativa envolve também o portal Achados e Pedidos, banco de dados on-line de pedidos de acesso a informações e respostas de órgãos públicos.

Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, será a instrutora do treinamento.

Serviço

Curso presencial “Lei de Acesso à Informação para Jornalistas”

Datas e horários: 14 de setembro de 2018, das 14h às 19h ou 15 de setembro de 2018, das 10h às 17h

Local: FACOM | UFBA (Campus da UFBA em Ondina)

Inscrições para alunos da Facom: gratuitas, via formulário on-line até 08.set.2018

Conteúdo do curso

– Principais pontos da Lei de Acesso

– Transparência ativa: o que os órgãos públicos são obrigados a divulgar? Como usar essas informações em pautas?

– Transparência passiva: como fazer pedidos de acesso e recorrer contra negativas

– Sigilo: quais são as exceções?