Diante do avanço do fenômeno das fake news, cresce também o nicho de jornalismo de checagem de fatos. O portal Aos Fatos (aosfatos.org) está se expandindo: desde o último dia 18 colocou no ar o robô Fátima para checar posts do Twitter.
Idealizado para tentar combater a esperada avalanche de fake news nas redes sociais durante o período das eleições 2018, o perfil @fatimabot organiza um banco de notícias falsas já checadas pelos jornalistas do portal. Programada para vasculhar o twitter a cada 15 minutos, a robô, ao encontrar links das informações não verdadeiras, está programada para soltar um comunicado para a conta de quem compartilhou o conteúdo inverídico e também a todos os contatos que o receberam, com link remetendo para a correção no portal.
O software é uma criação do jornalista Pedro Burgos, fundador da Impacto.jor, projeto financiado pela Google News Lab no Brasil, que desenvolve métricas para avaliações qualitativas de meios de comunicação. Parceiros pioneiros do projeto, Folha de São Paulo, Veja, Gazeta do Povo, Nexo e Nova Escola, ajudam nos testes de funcionamento e aplicabilidade do programa.