Entre os dias 24 e 25 de maio, membros do GJOL apresentarão trabalhos resultantes de suas pesquisas no XXIV Congresso Internacional da Sociedade Espanhola de Periodística. O evento acontece na Universidade de Málaga e tem como título “Post-periodismo: Entre lo real y virtual”.

O doutorando Adalton dos Anjos Fonseca e sua orientadora e coordenadora do GJOL, Suzana Barbosa, apresentam a comunicação intitulada “Las narrativas inmersivas como potencial de innovación para el periodismo”. O trabalho faz parte da pesquisa de doutorado do aluno que se dedica a discutir a imersão no jornalismo.

Outros dois pesquisadores que também estarão no evento são o professor Elias Machado, um dos fundadores do GJOL, e a professora Tattiana Teixeira, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom). Ambos apresentarão trabalhos resultantes de suas investigações de pós-doc que realizam na Espanha.

Intitulado “La investigación aplicada en el desarrollo de innovaciones”, o trabalho de Machado se dedica a tratar do tema da inovação no jornalismo, do ponto de vista de questões estruturais que explicam o déficit de inovações no campo. Já a apresentação de Tattiana, cujo título é “Apuntes sobre la historia contemporánea de la infografía periodística en Brasil y España – un análisis a partir del estudio de caso de cinco periódicos”, faz uma análise de cinco jornais no Brasil e na Espanha sobre a infografia jornalística ao longo da história.