Bots, algoritmos, checagem em tempo real e evoluções no uso do vídeo. Estas são algumas das tendências em tecnologia para o jornalismo em 2016 apresentadas pela Webbmedia Group, empresa de consultoria, em seu relatório anual.

No total, 81 tópicos foram citados como insights e exemplos que devem guiar inovações tecnológicas nos próximos 12 meses. Entre eles estão questões relacionadas ao jornalismo, governos, infraestrutura, entretenimento, educação, marketing e relações públicas, saúde, entre outros.

Com relação às questões ligadas ao jornalismo, temos os bots (robôs que simulam ação humana na internet) que aparecem pela primeira vez na lista. Segundo o relatório, “organizações de notícias usarão em breve bots para classificar e inserir tags em textos em tempo real”.

Os algoritmos, as interfaces em ambiente, a inteligência artificial para notícias, os vídeos (hologramas, vídeos personalizados, etc), além do tema da fragilidade digital também têm exemplos de organizações de notícia envolvidas entre referências para estes tópicos.

Outro assunto em destaque para o jornalismo é a checagem dos fatos em tempo real. Segundo a consultoria, a abertura de um ciclo eleitoral nos EUA e o aumento do número de pessoas que usa dispositivos móveis causarão fragmentação. Além disso, o relatório destaca a facilidade editar vídeos que demandará das organizações o desenvolvimento de ferramentas para a apuração em tempo real.

Veja mais detalhes do relatório da Webbmedia Group