Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulga os resultados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 que mostra como os brasileiros consomem informação.

A pesquisa aponta que a televisão segue como meio de comunicação predominante, o rádio se mantém em segundo lugar e brasileiro já gasta cinco horas do seu dia conectado à internet.  Os jornais seguem sendo os veículos de informação mais confiáveis.

Alguns dados da pesquisa:

* 95% dos entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente. Em média, os brasileiros passam 4h31 por dia expostos ao televisor.

* O rádio continua o segundo meio de comunicação mais utilizado.

* Jornal é a fonte de informação mais confiável, sendo que 79% dos leitores afirmam fazê-lo mais na versão impressa e 10% em versões digitais.

* Praticamente a metade dos brasileiros, 48%, usa internet.

* O uso de telefones celulares para acessar a internet já compete com o uso por meio de computadores ou notebooks, 66% e 71%, respectivamente. O uso de redes sociais influenciou esse resultado.

* 92% dos entrevistados usam sites de redes sociais, sendo os mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%), Instagram (12%) e Google+ (8%). O Twitter, foi mencionado por apenas 5% dos entrevistados.

Encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para compreender como o brasileiro se informa, a PBM 2015 foi realizada pelo IBOPE com mais de 18 mil entrevistas.

O relatório completo está disponível aqui.