“A internet comercial brasileira está completando 20 anos. Até 1995, nossa conexão com a rede mundial de computadores só era a partir das universidades, de órgãos governamentais e do Ibase, com seu pioneiro Alternex”. Assim, inicia-se o artigo do antropólogo Hermano Vianna, que traça um breve panorama do surgimento da Internet.

Intitulado “Internet, 20 anos”, o artigo também defende que uma história dos meios cibercomunicacionais no Brasil seja escrita, uma vez que não se sabia qual modelo de acesso seria adotado no país, uma vez que a Embratel propôs monopolizar os serviços. No entanto, o plano não deu certo e o assunto não foi investigado.

Além disso, o autor ressalta que o Brasil não estava atrasado, visto que a explosão popular da Internet nos EUA aconteceu também em 1995. “Em novembro de 1994, a Business Week explicava “como a internet vai mudar a maneira como você faz negócios”. Em janeiro de 1995, a PC World – publicação mais especializada em nerds impossível – trazia na capa a seguinte manchete: ‘como se conectar à internet’”, relata Vianna.

Para recordar a história da Internet no país, clique aqui.